Dicas práticas para evoluir na aula de fitballet e definir o corpo com leveza

Você já se apaixonou pela aula de fitballet em Santos. Agora, o foco é conseguir resultados ainda mais visíveis no seu corpo! Ou, talvez, esteja pensando em começar e quer entender como essa modalidade pode te ajudar a alcançar um corpo mais firme e forte.

O fitballet une o ballet clássico com a intensidade do fitness, oferecendo um caminho único para tonificar, emagrecer e ganhar flexibilidade com muita diversão. Seguindo algumas dicas você pode potencializar seu treino e alcançar seus objetivos mais rápido! A boa notícia é que separamos as melhores dicas para você aqui, neste artigo! Continue a leitura e coloque em prática.

O que é fitballet?

Você já sabe o que é o fitballet? A modalidade vai além de uma aula de dança ou de ginástica. Ele trabalha o corpo de forma integral, trabalhando músculos que você nem sabia que existiam, melhorando a postura e elevando sua consciência corporal.

O fitballet é uma metodologia exclusiva, desenvolvida por Sabrina Coelho e Stefanie Bispo Voicu, que transforma os princípios do ballet clássico em um treino completo e altamente eficaz. Essa abordagem inovadora combina a elegância e a disciplina da dança com a intensidade dos exercícios funcionais.

As aulas de fitballet promovem ganho de condicionamento físico e o fortalecimento muscular, além de contribuir para a sua qualidade de vida e bem-estar geral. Para quem ainda não conhece a proposta, imagine uma modalidade que integra a beleza da dança com a eficiência da ginástica localizada, utilizando o próprio corpo e, por vezes, alguns equipamentos simples para esculpir e tonificar de forma única. Por isso, o fitballet pode ser considerado um ballet para emagrecer

Potencializando sua aula de fitballet em Santos

Agora que você já sabe o que é o fitballet, chegou a hora de conferir as dicas para aplicar durante as aulas. Já adiantamos: a regularidade é sua maior aliada.

A frequência ideal

Para obter resultados reais de definição muscular e queima calórica, o ideal é fazer aula de fitballet de 2 a 3 vezes por semana. Essa frequência permite que seu corpo se adapte ao estímulo, se recupere e evolua continuamente. Menos que isso pode retardar os resultados; mais que isso, sem um bom acompanhamento, pode levar ao overtraining e cansaço excessivo. Escute seu corpo e ajuste conforme a necessidade, sempre buscando a orientação dos seus professores.

Qualidade acima da quantidade

Não é somente frequência que importa. No fitballet, a precisão é fundamental. Preste atenção às orientações do professor sobre o alinhamento, a ativação muscular e a respiração. Um movimento feito com técnica correta, mesmo que em menor número de repetições, é muito mais eficaz e seguro do que dezenas de repetições feitas de forma incorreta. É essa atenção aos detalhes que esculpe o corpo de bailarina: forte, alongado e elegante.

Hidratação

Ainda durante as aulas, não esqueça de se hidratar! A água é vital para todos os processos metabólicos, incluindo a queima de gordura e a recuperação muscular. Mantenha-se hidratada antes, durante e depois da sua aula de fitballet.

Como a alimentação pode ajudar seu desempenho e melhorar seus resultados?

O ditado “você é o que você come” é ainda mais verdadeiro quando você procura desempenho e definição corporal. A alimentação é a base para que seu corpo responda bem ao treino. Por isso, contar com um nutricionista ou outro profissional da área é uma excelente estratégia! Ele pode montar dieta sob medida, considerando suas preferências e restrições.

A seguir, você confere alguns alimentos que podem ajudar ou atrapalhar seus objetivos.

O que ajuda:

  • Proteínas magras: são essenciais para a construção e reparação muscular. Inclua frango, peixe, ovos, leguminosas e laticínios magros em suas refeições.
  • Carboidratos complexos: fornecem a energia necessária para aguentar o ritmo da aula de fitballet. Prefira grãos integrais, batata-doce, aipim e frutas. Consumidos no momento certo (pré-treino), evitam a fadiga.
  • Gorduras saudáveis: presentes em abacate, azeite de oliva, castanhas e sementes, são importantes para a saúde hormonal e absorção de vitaminas.
  • Vegetais e frutas: ricos em vitaminas, minerais e fibras, auxiliam no bom funcionamento do intestino e na recuperação.

O que prejudica

  • Açúcar refinado e alimentos processados: contribuem para o acúmulo de gordura, inflamação e picos de energia seguidos por quedas.
  • Excesso de gorduras saturadas e trans: podem prejudicar a saúde cardiovascular e dificultar o emagrecimento.
  • Bebidas açucaradas e alcoólicas: elas atrapalham seus objetivos, por isso, não inclua na sua rotina.

Lembre-se que a refeição também pode ser um momento de comemoração e socialização. Por isso, evite os alimentos prejudiciais e mantenha uma rotina saudável. Mas cuidado para não exagerar no controle e restrições.

O que mais você precisa saber para melhorar definição e força

Para ir além na sua aula de fitballet em Santos, combinar a prática com uma rotina de bem-estar mais ampla e outros treinos pode acelerar seus resultados.

  • Sono de qualidade: o descanso é tão importante quanto o treino. Durante o sono, o corpo se recupera, os músculos se reparam e os hormônios regulam. Tente ter de 7 a 9 horas de sono por noite.
  • Cuidado com o estresse: o estresse crônico pode levar ao acúmulo de gordura e dificultar a recuperação. Encontre formas de relaxar, seja através da meditação, de hobbies ou de outras atividades prazerosas. Embora, claro, o fitballet também ajude a regular o humor!
  • Alongamento e mobilidade: embora o fitballet já trabalhe a flexibilidade, sessões adicionais de alongamento ou aulas de mobilidade (como yoga ou Pilates) podem aumentar sua amplitude de movimento, melhorar sua postura e prevenir dores.

Treino de força (musculação/funcional):

Para uma definição muscular mais acentuada e um corpo realmente forte e resistente, o treinamento de força é um excelente complemento.

  • Musculação: trabalha grupos musculares de forma mais isolada, permitindo ganhos de força e hipertrofia direcionados.
  • Treinamento funcional: se você gosta de musculação e procura por uma aula de funcional em Santos, você encontra no Studio Sabrina Coelho, além do fitballet! Similar ao fitballet em alguns princípios, foca em movimentos multiarticulares que preparam o corpo para as ações do dia a dia, melhorando a estabilidade e a coordenação. Uma aula de funcional pode ser uma ótima parceria para seu fitballet.

Faça aula de fitballet em Santos, no Studio Sabrina Coelho

Evoluir na aula de fitballet em Santos e conquistar um corpo definido com leveza é uma jornada que precisa de dedicação! Lembre-se que a beleza do fitballet está na sua capacidade de unir a graça da dança com a eficácia do condicionamento físico.

Ao integrar uma frequência de treino adequada, uma alimentação saudável, o suporte de profissionais de saúde e treinos complementares, você não apenas potencializa seus resultados estéticos, mas também ganha em saúde, bem-estar e uma conexão mais profunda com seu próprio corpo. Permita-se essa transformação completa! 

Em Santos, o Sabrina Coelho Studio é pioneiro no fitballet. Aqui, você encontra profissionais qualificados e um ambiente agradável para a prática da atividade. Se você procura ballet para emagrecer, já encontrou!

Venha experimentar o fitballet no Studio Sabrina Coelho! Agende sua aula experimental e comece a transformar sua vida! Fale com a gente pelo WhatsApp do Studio Sabrina Coelho e tire todas as dúvidas. Ou venha nos visitar, estamos em Santos, na Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, 79 – Marapé.

Rolar para cima