Funcional: treino mais animado que musculação que prepara o corpo para as tarefas diárias

Quando ouvimos sobre a importância e os benefícios de fazer exercício físico, muitas pessoas se opõem à ideia porque logo pensam em musculação. Mas engana-se quem acredita que esse é o único exercício que trabalha a força muscular. O funcional, por exemplo, é uma opção muito mais dinâmica e animada que a musculação. Se você é uma das pessoas que foge dos aparelhos da academia, experimente o funcional; treino que ativa diferentes grupos musculares de forma integrada, melhorando a consciência corporal, coordenação motora, agilidade, equilíbrio e força muscular. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é treino funcional e para que serve?

O treino funcional é feito com exercícios que aperfeiçoam nosso corpo para realizar um esporte ou apenas movimentos e funções do dia a dia, como agachar, correr, sentar, pular, empurrar ou carregar um objeto. Eles trabalham todos os músculos ao mesmo tempo, diferentemente do que acontece na musculação, que trabalha os grupos musculares de forma isolada.

Com isso, os exercícios funcionais melhoram a consciência corporal, coordenação motora, agilidade, equilíbrio e força muscular.

Não há dúvidas que o funcional é eficiente! Antes de se tornar popular como uma atividade para todos os públicos, seu método era aplicado na fisioterapia, em pacientes que precisavam se recuperar de alguma lesão.

Por que o funcional é mais animado que a musculação?

Adeus à rotina repetitiva! Há inúmeros exercícios no funcional, em que é utilizado o peso do corpo, acessórios como kettlebells, TRX e elásticos, e até mesmo movimentos de artes marciais. Os exercícios exigem coordenação, equilíbrio e força, tornando o treino mais intenso, mas também mais dinâmico e divertido.

Como o funcional trabalha o corpo como um todo, ele acaba ajudando o desenvolvimento da força, resistência e flexibilidade, além de queimar muitas calorias, promovendo resultados mais rápidos e completos.

Como você viu, os exercícios de funcional simulam atividades do dia a dia, como carregar compras, subir escadas e brincar com os filhos, isso torna o corpo mais preparado para as tarefas diárias e desafios da vida real.

Funcional: treino e seus benefícios

Quais são os exercícios do funcional?

Os exercícios do funcional podem ser feitos apenas com o peso do próprio corpo, mas também utilizando pesos livres (barra, halteres, kettelbell, etc.) e acessórios como elásticos, fitas de suspensão, bolas, bosu, corda naval, escada, cones, entre outros.

A maioria dos movimentos do treino funcional envolvem duas ou mais articulações durante sua execução (como o agachamento, a barra fixa e a flexão de braços), por isso, trabalham vários músculos ao mesmo tempo.

Exemplos de exercícios do funcional:

  • Agachamento;
  • Barra fixa;
  • Flexão de braços
  • Prancha e exercícios abdominais;
  • Saltos em caixas ou bancos;
  • Pular corda;
  • Corrida entre cones ou na escada;
  • Corrida com cinta elástica.

Quais são os benefícios do funcional?

  • Melhora a postura por meio do fortalecimento dos músculos do core, responsáveis pela estabilidade da coluna vertebral, também prevenindo dores nas costas.
  • Aumenta a força e a resistência, pois trabalha todos os grupos musculares, promovendo o desenvolvimento da força e da resistência física.
  • Melhora o equilíbrio e a coordenação, ajudando a prevenir quedas e lesões.
  • Queima de calorias e emagrecimento por se tratar de um treino intenso, auxiliando, além do emagrecimento, na definição muscular.
  • Redução do estresse e ansiedade, pois toda prática de exercícios físicos libera endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
  • Melhora a qualidade de vida, pois te prepara para os desafios do dia a dia, tornando o corpo mais forte, resistente e funcional, o que se reflete em uma melhor qualidade de vida.

Treino funcional substitui a musculação na prevenção da perda de massa magra?

A perda de massa magra, também chamada de sarcopenia, é um processo natural que se intensifica com o envelhecimento, principalmente a partir dos 60 anos. Para combatê-la, tanto o treino funcional quanto a musculação são excelentes opções, mas cada um com suas particularidades. Já se o objetivo é ganho mais expressivos de hipertrofia e força máxima, a musculação ainda é a opção mais eficaz.

CaracterísticaTreino FuncionalMusculação
Foco principalMovimentos multiarticulares, que simulam atividades do dia a diaIsolamento de grupos musculares específicos
EquipamentosPeso corporal, acessórios (kettlebells, TRX, elásticos)Halteres, barras, máquinas de musculação
IntensidadeVaria de moderada a alta, com foco em resistência e potênciaVaria de moderada a alta, com foco em força e hipertrofia
Ganho de massa muscularPromove ganho de massa muscular, principalmente em músculos estabilizadoresPromove ganho de massa muscular, com maior ênfase na hipertrofia
Prevenção da perda de massa magraEficaz, principalmente para manter a funcionalidade e força muscular em atividades diáriasEficaz, com maior ênfase no aumento da massa muscular e força máxima
Flexibilidade e equilíbrioMelhora significativaMelhora moderada, dependendo dos exercícios
VariedadeAlta variedade de exercícios, tornando o treino dinâmico e desafiadorVariação limitada de exercícios, com foco em progressão de carga
LesõesMenor risco de lesões, desde que a técnica correta seja aplicadaMaior risco de lesões, principalmente em iniciantes ou com cargas excessivas
ResultadosMelhora da funcionalidade, força, resistência, equilíbrio e coordenaçãoAumento da força, hipertrofia muscular e definição corporal.

Qual escolher?

  • Funcional: treino para quem busca algo dinâmico, desafiador e que prepare o corpo para as atividades do dia a dia. É uma ótima opção para prevenir a perda de massa magra, principalmente em idosos, pois melhora a funcionalidade e a qualidade de vida.
  • Musculação: ideal para quem busca ganho de massa muscular e força máxima. É uma excelente opção para prevenir a perda de massa magra, principalmente em jovens e adultos que buscam hipertrofia.

Por que um ou outro? Combinar o treino funcional e musculação pode ser a estratégia mais eficaz para prevenir a perda de massa magra de forma completa. O treino funcional melhora a funcionalidade e a coordenação, enquanto a musculação promove o ganho de massa muscular e força máxima.

Para quem o funcional é indicado?

O treino funcional é indicado para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. É sempre indicado buscar a liberação médica, principalmente se houver alguma condição médica pré-existente.

O funcional pode ser adaptado conforme as limitações e objetivos de cada um. Iniciantes podem começar com exercícios mais leves e ir progredindo gradualmente, enquanto atletas podem realizar treinos mais intensos.

Funcional: treino em Santos

Em Santos, você encontra diversas academias que oferecem aulas de treino funcional. Ao escolher um local para treinar, busque por profissionais qualificados e um ambiente adequado para a prática.

No Studio Sabrina Coelho, você encontra aulas de funcional! Treino com professores altamente qualificados e um ensino responsável. Nossas aulas são dinâmicas e animadas, sempre adaptando os exercícios às necessidades de cada aluno.

Encontre o treino funcional no Studio Sabrina Coelho.

Fale com a gente pelo WhatsApp do Studio Sabrina Coelho e agende sua aula experimental. Ou venha nos visitar, estamos na Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, 79 – Marapé.

O treino funcional é uma excelente opção para quem busca um treino dinâmico, eficiente e divertido, que prepare o corpo para os desafios do dia a dia. Experimente essa modalidade e descubra como ela pode transformar sua vida!

Rolar para cima